Costura à mão em couro saddle stitching.

Fundamentos de Costura de Mão

Antes da Revolução Industrial e antes das máquinas de costura, todos os artigos de couro eram feitos à mão por artesãos. A técnica de costura à mão que os artesãos usam é chamada costura em sela ( saddle stitching).

 

O que é costura de sela (saddle stitching)?

Costura sela é costurar à mão com agulhas e linha de uma forma que cria duas linhas de costura em uma única fila de furos.

detalhe da costura em couro

 

Costura de mão vs costura de máquina

DESIGN BÁSICO
Costura de sela (saddle stitching) é feito com apenas alguns metros de fio de cada vez e deve ser feito à mão. Para criar cada ponto, toda a linha passa duas vezes através das camadas de couro.

Para a costura máquina, ponto de bloqueio (lock stitch), 2 carretéis separados de linha são usados. Uma máquina de costura passa um pequeno laço de fio através do topo do couro que se encaixa com o fio da parte inferior do couro.

QUALIDADE
Embora o uso de máquinas de costura seja muito mais rápido e mais barato, um ponto de tensão importante é criado onde o encaixe da linha superior com o fio inferior. Este é o lugar onde uma carteira costurada à máquina  sempre quebra primeiro. Esses dois fios pequenos estão constantemente tentando cortar um ao outro - da mesma forma que os cortes de linha de pesca em sua mão quando você segura um peixe pela linha.

O stitch handsewn cria pontos que duram muito mais tempo. Além de usar fio mais grosso com costura à mão, cada ponto é composto de dois pontos fortes e independentes. Ao contrário do ponto de bloqueio que e solta, e se uma linha romper, a costura à mão ainda mantém firme.

Sabe aquele fio solto em uma camiseta que desenrola todo se você puxa-lo? Isso é porque ele foi costurado com uma máquina usando um ponto de bloqueio.

Na costura à mão, se o fio branco se rompe, o verde ainda fica intacto, mesmo se os dois se romperem, a forma de trançar, segura.

Na costura à máquina, se um dos laços se rompem, desfia totalmente.

 

PERSONALIDADE
Os artesãos estão se tornando extintos. Nem todo mundo se importa com quem fez sua carteira ou como ela foi feita. Mas para a pessoa que aprecia a personalidade que um produto feito por uma pessoa tem, o tempo que ela se dedicou a fazer, o cuidado e tudo envolvidom algo artesanale , você entende por que vale a pena pagar um pouco mais por produtos feitos para durar uma vida.

Por que a Costura de Mão é Importante para mim?

 Quando resolvi fundar a DiBentto é por que estava cansado de ter que ficar comprando carteiras sempre, pois elas soltavam as costuras, descascavem, algumas se desfizeram.
Resolvi fazer algo durável, prático e acessível. Optei por fazer à mão exatamente por isso.

Pague com
  • PagHiper
  • Mercado Pago
Selos

Luciano DiBentto - CPF: 009.541.726-55 © Todos os direitos reservados. 2020


Para continuar, informe seu e-mail